História

A Igreja dos Pastorinhos é a primeira igreja do mundo dedicada aos bem-aventurados Francisco e Jacinta. Quisemos construí-la para honrar de um modo digno, grande e belo os nossos pequenos pastorinhos. É, sem dúvida, um forte testemunho de evangelização no século XXI.

Lançada a primeira pedra no ano 2000 com a vinda de João Paulo II a Fátima, inaugurada no dia 1 de Maio de 2005, esta Igreja está de pé graças à ajuda de muitos fiéis e amigos de Alverca, de Portugal e do mundo inteiro.

Desde então tem tido um papel social muito importante de apoio a crianças, jovens, e idosos da comunidade o seu papel evangelizador e dinamizador da comunidade católica em Alverca também é notável, pois a construção desta Igreja triplicou a população católica praticante.

No âmbito de desenvolvimento cultural e artístico também deu o seu contributo com o 2º maior carrilhão da Europa, que está acoplado à Igreja e que proporciona eventos musicais nacionais e internacionais.

Em especial, contribui de forma singular para a divulgação do culto da santidade dos Pastorinhos. Mas acima de tudo a Igreja dos Pastorinhos tem sido casa de milhares de fiéis em Alverca e de peregrinos que vêm de todo o pais e de todo o mundo a caminho de Fátima.