Visite-nos

Igreja

A Igreja dos Pastorinhos situa-se na parte baixa de Alverca, foi construída para fomentar o crescimento da assiduidade da vida Cristã e para comportar a comunidade já existente que era numerosa para a igreja matriz de S. Pedro.

Aqui ficam, actualmente, concentrados todos os serviços. Trata-se de uma Igreja moderna e de materiais simples, madeira e betão, linhas direitas, com uma iluminação natural moderada, focada mais sobre a zona do altar.

Toda a sua arquitectura foi pensada para nos levar a concentrar no realmente importante.

Os Ex-libris da Igreja dos Pastorinhos

• Imagem Peregrina
  • Relíquias dos Pastorinhos
  • Carrilhão
  • Réplica do queimador de velas do santuário de Fátima

Torre do Carrilhão

O segundo maior carrilhão da Europa, com 72 sinos, alguns dos quais pesando várias toneladas, está instalado na nova Igreja de Alverca, Concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, consagrada aos pastorinhos de Fátima, inaugurada no dia 1 de Maio de 2005.

Os sinos do carrilhão foram construídos na Holanda e estão instalados numa torre de 47 metros de altura.

A Embaixada dos E.U.A. patrocinou a vinda a Portugal de dois carrilhonistas americanos a fim de participarem na inauguração do carrilhão.

O evento traduziu-se num festival internacional com a duração de uma semana, de 1 a 8 de Maio, em Alverca. Para além dos dois artistas americanos, o festival contou com a colaboração de representantes de dez países europeus e da Nova Zelândia que aqui se deslocaram para inaugurar o carrilhão e a abertura da Igreja dos Pastorinhos, ambos com o objectivo de chegar à população mais jovem deste subúrbio de Lisboa.

Os concertos dos carrilhonistas americanos deram à comunidade a oportunidade de testemunhar uma forma de arte singular desenvolvida ao mais alto nível profissional e que integra programas de licenciatura avançados. A composição do carrilhão da Igreja dos Pastorinhos foi possível graças a muitos patrocínios.

Hoje em dia o carrilhonista residente, o Maestro Abel Chaves propõe um programa anual de concertos quinzenais, que continuam a dar vida e este singular instrumento musical.

Centro Paroquial JP II

Foi um espaço pensado para acolher todas as actividades da Paroquia, desde a Catequese, que comporta cerca de 550 crianças que todos os anos se inscrevem, catequese de adultos, preparação para casamentos e baptizados, reuniões dos grupos de oração e movimentos que fazem parte activa da vida da paroquia de Alverca. Ensaio dos Coros que acompanham as missas e ainda de todas as actividades extras que são desenvolvidas durante todo o ano.

Este centro homenageia o nosso querido bem-aventurado João Paulo II pela sua ligação e devoção  a N. Senhora de Fátima e aos Pastorinhos que são a essência desta Igreja.

Auditório Irmã Lúcia

Este auditório que se localiza no 2 piso do edifício tem capacidade para 200 pessoas. Possui um palco para eventos, espectáculos, teatros, etc.,com uma cozinha e uma sala de apoio. Este auditório serve de abrigo a muitos peregrinos que por aqui passam. E como parte da historia de Fátima não poderíamos deixar de homenagear a 3ª pastorinha, Lúcia.

Livraria

A livraria encontra-se no piso 0 do Centro Paroquial e lá pode encontrar livros da vida religiosa: Bíblias, Novo Testamento, livros de Oração, livros para crianças, livros de reflexão. Bem como imagens e objectos Sacros, acessórios para Baptismos, terços, Crucifixos etc. Esta pequena livraria foi pensada por voluntários para servir de apoio à igreja é outra forma singular dos Paroquianos ajudarem a sua igreja.

Visite-nos